Você está em ESCOLA

Funcionamento

Cartão do Estudante

A apresentação do cartão do estudante (cartão magnético) é obrigatória para que o aluno tenha acesso às dependências da escola no horário regular de aula e também nos horários de pesquisa, visitação e uso dos laboratórios (fora do horário regular de aulas). Este cartão não poderá sofrer rasuras e nem danos. Em caso de perda ou dano que impossibilitem seu uso, o responsável deverá fazer encomenda de outro cartão na Secretaria da Escola mediante o pagamento de taxa de segunda via, já que a primeira via do cartão do estudante será oferecida gratuitamente pela Escola. Lembramos que o cartão do estudante é uma segurança para o aluno, para o responsável e para a Instituição.

Direção

A Direção é responsável por todo o encaminhamento das atividades pedagógicas e administrativas da EAP- Escola de Aplicação  da Fundação São José de Itaperuna.

Coordenação Pedagógica

A Coordenação Pedagógica atua na orientação aos professores e no acompanhamento da programação das atividades escolares. Em conjunto com a Direção e a Orientação Educacional, promove palestras e reuniões com as famílias sobre assuntos de interesse da faixa etária dos alunos.

Sala dos Professores

Espaço destinado à troca de ideias e à apresentação de sugestões práticas que facilitem o aprendizado e tornem mais interessante e criativo o dia-a-dia em sala de aula. Embora seja de uso exclusivo dos professores, está sempre aberta aos alunos que precisam de atendimento individualizado, para tirar dúvidas ou simplesmente conversar com os professores.

Secretaria

Na Secretaria, setor responsável por toda documentação e pelos registros dos alunos, os pais ou responsáveis podem adquirir informações sobre matrículas em atividades modulares e extra classe, esclarecer eventuais dúvidas, agendam atendimento com a Coordenação Pedagógica, recebem informações sobre horários de aulas regulares. Com um atendimento personalizado e informatizado, presencialmente ou via telefone, os pais têm acesso a vida escolar do seu filho, através de boletins escolares e encaminhamentos à Coordenação Pedagógica.

Salas de Aula Modernas

Nossas salas de aula são todas amplas, climatizadas e arejadas, possuem excelente acústica, piso adequado e oferecem possibilidade de criatividade  na organização das  carteiras, propiciando o diálogo e a autonomia das turmas.

Sala de aula- Educação Infantil ( Berçário ao 2° Período)

Sala de aula – 1º ano ao 5º ano
Sala de aula – 6º ao 9º ano
Sala do Ensino Médio

Somos uma instituição que oferece um ensino de qualidade  aos alunos, acompanhamento com nutricionista e fonoaudióloga, professores especializados, aulas de produção de texto, literatura, informática, artes, redação, empreendedorismo, línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol),  laboratórios de Físico-Química e 3D. Além de outros recursos tecnológicos já utilizados, temos um Portal Educacional, três laboratórios de informática, 14  salas com LOUSA ELETRÔNICA,  toda a escola coberta com WI-FI o que proporciona o uso de novas mídias,  um sistema online para poderem acompanhar o desempenho de seus filhos, colocando assim a escola ainda mais perto de suas famílias. Em  parceria com a Editora Dom Bosco , a Fundação disponibiliza, ainda, um material  didático que possibilita a interação da metodologia e com a Escola da Inteligência de Augusto Cury, um programa que desenvolve a inteligência socioemocional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, fornecendo maior capacidade de aprendizado e melhor rendimento escolar.

Laboratório de Química, Física e Biologia

Desde a Educação Infantil, nossos alunos participam de atividades científicas, fazendo descobertas e tirando conclusões através da observação direta e da experimentação.

Laboratório de Informática

Da Educação Infantil em diante, as crianças frequentam o laboratório de informática. Acessam sites educativos e trabalham com várias ferramentas de diversos programas.

Laboratório de Idiomas

A EAP utiliza um moderno laboratório de idiomas com os alunos no ensino de línguas – Inglês e Espanhol – a fim de atender a necessidades existentes no ensino de línguas pelo mercado de trabalho necessário. Os alunos trabalham a oralidade, exercitam a interação, tudo com privacidade para melhor dispor e assimilar os temas trabalhados em sala de aula.

Biblioteca

Os alunos na EAP participam de um projeto de incentivo à leitura, em que a Biblioteca Padre Humberto Lindelauf, com o objetivo de despertar o prazer e o interesse pela leitura, seleciona um leitor de cada segmento, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, de acordo com os critérios: a quantidade de empréstimos realizados pelo aluno; a frequência e o comportamento. Como resultado do projeto é montado um painel com a foto do aluno selecionado e as filipetas dos livros indicados (com foto do livro, Título, Autor, Editora, Ano de Publicação e a Sinopse). Ao final, o aluno selecionado indica alguns livros de sua preferência, para seus colegas na escola.

Auditório Clara Bastos Soares

Espaço destinado a atividades educacionais: palestras, congressos, peças teatrais, reuniões, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, etc.

Ginásio esportivo

O ginásio proporciona ótima infra-estrutura. Por meio do esporte, a EAP- Escola de Aplicação do Centro Universitário São José de Itaperuna desenvolve e executa projetos que contemplam a prática intensiva das diversas modalidades desportivas, voltadas tanto para competição quanto para socialização dos alunos, conforme a faixa etária. Algumas modalidades são oferecidas em contra turno, como atividades modulares. As equipes desportivas do colégio participam de diversos torneios intercolegiais.

Cantina

As crianças da Educação Infantil ainda não lidam com dinheiro. Por isso, quando os responsáveis optam pelo lanche da cantina, os mesmos já reservam no próprio estabelecimento o que desejam para alimentação de seus filhos. A cantina oferece todos os tipos de alimentos saudáveis, pois a EAP preocupa-se com o desenvolvimento pleno do educando, inclusive ao seu bem-estar e saúde.

Parquinho Infantil

Brincar na piscina de bola, subir no escorrega, balançar, o espaço é um ambiente agradável aos alunos da Educação Infantil lá eles calçam a imaginação pra funcionar ainda mais o que parecia ser uma simples farra infantil era na verdade um aprendizado para vida toda, enquanto isso tudo acontecia, nossas habilidades motoras estavam sendo desenvolvidas, permitindo a criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais.

Murais de Educação Infantil

Os murais são espaços destinados a apresentação das atividades desenvolvidas com os alunos, com o intuito de apresentar aos pais a possibilidade de acompanhar o andamento da educação escolar dos seus filhos.
A maioria das obras expostas são produzidas pelo aluno, o que valoriza a criatividade do mesmo.

Banheiros de Educação Infantil

Os banheiros da Fundação São José são adequados as faixa etárias das crianças, que quando pequeninas vão acompanhadas pelos professores e auxiliares. As instalações são adaptadas exclusivamente para os alunos da Educação Infantil e constantemente supervisionadas, principalmente no tocante à organização e limpeza.

Menu Title